Por Eric Dayson

O segundo exercício realizado na disciplina foi um telejornal completo. O ‘Jornal do Campus’ teve uma duração média de dez minutos; com direito a chamada, reportagens e passagem de bloco. Dessa vez pensei que estaria menos ansioso, mas quando me disseram: “Você será um dos apresentadores”; percebi que era um engano meu.

A preparação para apresentar um programa vem muito antes de sentar na bancada. Na realidade, essa é a ultima etapa de um trabalho que exige agilidade e atenção. Pois na TV, pelo fato do trabalho ser feito em equipe, se alguém não fizer a sua parte, ela pode comprometer todo o resto. Por exemplo, se o controlador de TP não ficar atento e travar o texto enquanto o programa está acontecendo, o apresentador fica perdido diante das câmeras; sem saber o que fazer.

No dia da gravação eu estava tranquilo, mas quando chegou na hora ‘H’, comecei a ficar nervoso. Eu e a Aline, a outra apresentadora, treinamos os textos, lendo todos os scripts do telejornal em voz alta, para ver a melhor entonação e para ganhar segurança. Durante as primeiras noticias o nervosismo aumentou, mas no decorrer do programa, eu consegui me concentrar e terminar o telejornal sem muitos erros.