Por Eric Dayson

O primeiro exercício de telejornalismo realizado na disciplina foi um programa de Boletim. O ‘Minuto UFU’ foi um desafio, pois nunca tínhamos passado por algo parecido no curso. Montar scripts e editar textos foram atividades que realizei na minha função de Editor de Texto. Eu pensei: ah, não é tão difícil assim! Mas as coisas não eram tão simples como pareciam...

Eu precisei ficar muito atento para transformar as notícias em textos para serem ouvidos e não para serem lidos, como já estava acostumado. Pois na TV as informações precisam ser noticiadas de forma coloquial, porém sem perder qualidade; deve ser um texto bem escrito que seja entendido por qualquer pessoa que esteja assistindo a programação.

Além disso, controlei o Telepromter (TP) durante as apresentações de alguns grupos. A tarefa não é complicada, basta prestar atenção na velocidade de leitura do apresentador para acompanhar no mesmo ritmo, mas rendeu boas risadas. No momento da gravação, eu soltei o texto, mas a apresentadora estava lendo mais rápido, então eu tive que ajustar o TP. Mas aumentei muito a velocidade e ela ficou confusa, porque era impossível ler alguma coisa daquele jeito. Resultado: voltamos para o início e regravar toda esta parte. Na hora, o clima ficou tenso, mas depois que terminou, foi mais uma história engraçada para os registros desse telejornal.